Pix parcelado x cartão de crédito: quais são as diferenças?

A foto mostra um homem de camisa azul segundo um celular em uma mão e um cartão de crédito na outra
Foto: Canva

O Pix se consolidou como meio de pagamento mais utilizado entre os brasileiros. Com apenas dois anos de existência, esse método de transferência de valores imediato já alcançou a marca de 26 bilhões de transações e a movimentação chegou a R$ 12,9 trilhões. Esse sistema trouxe também novidades, como o parcelamento por Pix. Mas algumas pessoas ainda têm a dúvida: qual a diferença entre Pix parcelado e cartão de crédito? Hoje vamos destrinchar o assunto.

A falta de clareza sobre essas duas formas de pagamento ocorre porque tanto o Pix parcelado quanto o cartão de crédito permitem que o cliente divida o valor de suas compras. Porém, os dois métodos de pagamento possuem maneiras de funcionar distintas. Entenda a seguir.

Aqui você encontra:

Como funciona o Pix Parcelado?

O Pix parcelado é uma opção onde a pessoa consegue fazer um pagamento em vezes usando só no Pix, sem necessidade de cartão, boleto ou qualquer outra ferramenta de parcelamento — em geral só com chave Pix, WhatsApp e CPF.

Na data de vencimento de cada parcela, o comprador receberá um código de Pix para copiar e colar no aplicativo do seu banco e efetuar o pagamento. Exatamente como uma transação à vista.

Há também alguns provedores de Pix parcelado que utilizam o cartão de crédito como meio intermediário de pagamento, para linha de crédito, e nesses casos frequentemente há cobrança de juros.

Para o lojista que está recebendo o pagamento realizado por Pix parcelado, é como se o pagamento fosse feito pelo cartão de crédito. Ou seja, o lojista receberá o pagamento no prazo acordado com o provedor. Mas uma grande diferença é que os cartões só liberam o dinheiro no fluxo do parcelamento, enquanto muitos provedores de Pix pagam 100% já no primeiro pagamento.

No caso de e-commerces, o lojista recebe o valor integral da venda com o desconto apenas da taxa de serviço definida em contrato. Quem garante a transação é a instituição financeira ou fintech que oferece a linha de crédito. Por isso, o Pix parcelado foi chamado pelo Banco Central de “Pix garantido”, pois o lojista recebe o valor e não precisa se preocupar com a inadimplência.

A modalidade vem ganhando espaço que, segundo pesquisa realizada pela empresa de análise de crédito BoaVista no ano de 2022, 13% das compras parceladas já são feitas por meio do Pix.

Como funciona parcelamento no cartão de crédito

Entenda qual a diferença entre Pix parcelado e cartão de crédito
Foto: Canvas

O parcelamento no cartão de crédito é bastante conhecido dos brasileiros. De acordo com um levantamento realizado em 2022 pelo Serasa, 73% dos entrevistados adotam o parcelamento como método preferencial de pagamento.

Para usar essa forma de pagamento, em primeiro lugar, o estabelecimento precisa oferecer o parcelamento como uma opção. Nesses casos as parcelas podem ter ou não juros, impactando no preço final do produto.

Muitas empresas oferecem parcelamento no cartão de crédito sem juros, mas, na prática, os custos da operação já estão embutidos no valor anunciado do produto ou serviço. Além disso, para trabalhar com cartão de crédito, os estabelecimentos assumem as despesas dos serviços das bandeiras de cartão e do aluguel de maquininhas.

Diferença do Pix parcelado e cartão de crédito

Para quem está comprando, a diferença do Pix parcelado e cartão de crédito varia conforme a situação. Nos dois casos é possível que o parcelamento seja feito com ou sem juros. No cartão, esse acréscimo será definido por quem está vendendo o produto ou serviço. No Pix parcelado, a inclusão de juros dependerá da instituição financeira ou fintech que está oferecendo o crédito pessoal para parcelamento.

Outro aspecto que pode variar entre os dois é a data de pagamento da parcela, que pode ser a própria data da fatura (no caso do cartão ou do Pix parcelado usando o limite do cartão), ou alguma data escolhida pelo cliente no momento da compra por Pix parcelado.

Uma diferença para os lojistas que resolvem vender com Pix parcelado refere-se com o repasse do pagamento. Quando um lojista vende parcelado no cartão de crédito, ele recebe o pagamento no fluxo do parcelamento (quando não há antecipação). Em contrapartida, muitos provedores de Pix parcelado repassam 100% do valor, menos as taxas de serviço definidas em contrato, já no primeiro pagamento.

Pix parcelado sem juros para o cliente: é possível?

A foto mostra uma simulação de compra em um e-commerce
Foto: Canva

Quando uma pessoa está contratando um crédito, que é o caso do Pix parcelado, no geral, a operação envolvida terá algum custo. Alguns provedores de Pix parcelado cobram esse custo do lojista, fazendo o parcelamento com zero juros para o consumidor final, mas outros provedores cobram juros direto do consumidor. Nesses casos, essa pessoa pagará juros em cima do valor transferido por Pix.

Mas mesmo com juros, o Pix parcelado pode ter vantagens e fazer a pessoa economizar. Se ela negociar um desconto para pagamento à vista e esse desconto for maior do que o valor final de juros a pagar no parcelamento do Pix, a compra sairá mais barata do que se fosse feita com outro tipo de parcela.

Mas existe outra opção de Pix parcelado e essa não inclui juros para o cliente. Essa é uma modalidade de parcelamento oferecida por estabelecimentos com a tecnologia Addi. Com ela, é possível efetuar compras com Pix Parcelado em 1 + 3 sem juros.

A Addi é um meio de pagamento que oferece um limite (sujeito a análise) para pessoas comprarem com Pix parcelado em lojas virtuais. A aprovação do crédito e o processo de compra ocorrem em menos de 3 minutos, e o cliente recebe as informações por WhatsApp, podendo acompanhar as datas de pagamento das parcelas por meio do App da Addi para Android ou na versão para iOS.

Pix parcelado substituirá o cartão de crédito?

O Pix parcelado é uma forma de pagamento com grande tendência de crescimento, porém não deverá substituir o cartão de crédito. Em primeiro lugar, porque cada uma dessas opções tem vantagens em diferentes cenários, então é interessante oferecer ao cliente alternativas para que ele avalie a mais adequada para sua situação.

Além disso, o cartão de crédito é um modelo muito difundido no Brasil. O Pix parcelado acaba sendo uma escolha para quem não tem cartão ou mesmo para quem não quer consumir o limite do seu cartão com alguma parcela. Conforme dados divulgados pelo SPC Brasil, o valor médio do limite dos cartões é de R$ 1.401.

Diversifique os meios de pagamento no seu e-commerce com o Pix parcelado

Diversificar as formas de pagamento do seu e-commerce é essencial para ter mais sucesso nas vendas. Ao oferecer mais alternativas, é possível alcançar diferentes públicos e, consequentemente, diminuir taxas de carrinho abandonado, incrementar o ticket médio das vendas e aumentar o faturamento da loja.

Se seu e-commerce só oferece pagamento por Pix à vista, por exemplo, você exclui clientes que não têm dinheiro para bancar a compra de uma única vez. Se só oferece como opção o parcelamento no cartão, você tira da lista de potenciais consumidores que não possuem cartão de crédito ativo ou limite disponível no momento.

Oferecer o Pix parcelado como forma de pagamento para seus clientes tem várias vantagens — e você estará garantindo as duas modalidades de pagamento que os brasileiros mais gostam no e-commerce: Pix + parcelamento.

O Pix parcelado também contribui no fluxo de caixa. Com a Addi, você receberá o valor das vendas de maneira semanal ou mensalmente, a periodicidade fica a seu critério. O único custo de operação é a taxa cobrada em cima de cada venda — e a Addi tem negociações incríveis ;)

E o melhor é para quem vende com a Addi é que o risco de chargeback é ZERO, isso porque nós assumimos o risco de crédito e nos responsabilizamos pelas cobranças futuras. Isso sem contar no robusto sistema antifraude incluso para todos os e-commerces parceiros da Addi, que não precisam pagar taxas extras para proteger as vendas das suas lojas.

E nós temos integração no melhor estilo plug and play com as principais plataformas de e-commerce: VTEX, Shopify, Woocommerce, Nuvemshop, Magento entre outras.

Curtiu a ideia ou ainda está com alguma dúvida sobre o Pix parcelado no seu e-commerce? Entre em contato conosco que ficaremos muito felizes em lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo que nosso time entrará em contato para negociar as melhores taxas para sua empresa ⤵️