Como vender parcelado e receber à vista

Mulher segurando celular. Na tela tem um parcelamento de compra feito com a Addi
Foto: Freepik

O parcelamento faz parte do hábito de compra dos brasileiros. De acordo com a pesquisa Meios de Pagamento no Brasil, realizada pela Opinion Box, 42% dos respondentes afirmam parcelar as compras sempre que têm a possibilidade.

Já no levantamento Controle Financeiro no Brasil, encomendado pelo Serasa, 73% dos entrevistados dizem adotam o parcelamento como método preferencial de pagamento.

A partir do momento que uma loja oferece mais formas de pagamento, ela se destaca da concorrência e tem maiores chances de atrair mais clientes. Por isso, é importante que o lojista ofereça a opção de vender parcelado.

Quando o assunto são as compras parceladas, o meio de pagamento mais conhecido é o cartão de crédito, que representa 53% dos pagamentos em lojas virtuais, segundo dados do CNDL /SPC Brasil. Porém, ele não é o único!

Confira como vender parcelado usando o Pix e entenda as vantagens de oferecer essa opção de pagamento no seu e-commerce ou na sua loja física, recebendo à vista pelas suas vendas.

Como funcionam as vendas parceladas com cartão de crédito

Quem deseja vender parcelado no cartão de crédito precisa contratar uma empresa credenciadora para intermediar a transação. Na maioria dos casos, é cobrado um aluguel para ter a maquininha física no ponto de venda. Além desse valor pago mensalmente, também são cobradas taxas sobre as vendas.

Nas compras parceladas realizadas como cartão, o cliente divide o valor total em várias vezes, cobrado mês a mês na sua fatura. Mas como o lojista recebe por essa venda?

Na maioria dos casos, a empresa credenciadora vai repassar o dinheiro ao empreendedor seguindo o fluxo do parcelamento, ou seja: de maneira fracionada. Para receber de uma só vez, é possível optar por um plano de antecipação junto à empresa credenciadora, mas isso também acarreta em mais custos para o empreendedor.

A operação ainda pode envolver mais despesas para o lojista, pois diversos provedores cobram taxas extras para o uso de sistemas de antifraude, especialmente nos e-commerces. Por isso, todos esses custos precisam estar na ponta do lápis na hora de precificar os produtos.

Como vender parcelado e receber à vista com Pix parcelado

O Pix é sucesso absoluto no país. Considerado o segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil, o método de transferência instantânea de valores criado pelo Banco Central já movimentou mais de R$ 14,1 trilhões até 2022 em todo o Brasil.

Além das transferências e pagamentos à vista, o Pix também permite outra modalidade de pagamento que está crescendo cada vez mais no Brasil. Estamos falando do Pix parcelado.

O Pix parcelado é um meio de pagamento que permite o parcelamento de compras com o Pix. Ele funciona como uma linha de crédito pessoal, oferecida via limite do cartão ou por meio de um empréstimo pessoal.

Na prática, o consumidor que comprar com Pix parcelado só precisa ter uma chave Pix, número de WhatsApp e CPF para adquirir um produto ou serviço. O comprador faz o pagamento de uma entrada (geralmente 25% do valor) e o restante será dividido em parcelas. O pagamento das prestações é feito nos meses seguintes, semelhante ao que ocorre no cartão de crédito ou no carnê.

Essa é uma excelente forma de vender parcelado mesmo para as pessoas que não têm limite no cartão de crédito ou até mesmo para quem não tem um cartão de crédito ativo — número que pode chegar a 60% da população brasileira, conforme apurou a Americas Market Intelligence.

Mas como o lojista recebe pelas vendas feitas com Pix parcelado?

Quem vende no Pix parcelado com a Addi recebe 100% já no primeiro pagamento, feito de maneira semanal ou mensal, apenas com o desconto da taxa negociada em contrato.

Ou seja, o lojista aliado da Addi não precisa esperar 30, 60, 90 dias para o dinheiro entrar na conta, isso porque já recebe o valor total líquido de suas vendas no primeiro repasse, mesmo que tenham sido feitas de forma parcelada.

Com dinheiro mais rápido no caixa, você pode:

  • Investir no seu negócio;
  • Cobrir eventuais despesas emergenciais;
  • Pagar funcionários e despesas em dia;
  • Negociar melhores preços com seus fornecedores;
  • Garantir a renovação do estoque;
  • Ter um fluxo de caixa saudável e muito mais!

Mais vantagens de vender com Pix parcelado da Addi

Aparelho de celular mostra como vender parcelado usando o Pix com a Addi
Foto: Addi

A Addi é uma solução de pagamento que oferece um limite de crédito (sujeito a análise) para pessoas comprarem com Pix parcelado em lojas virtuais e físicas.

A análise, a aprovação do crédito e o processo de compra ocorre em menos de 3 minutos, proporcionando uma ótima experiência para o consumidor, que pode adquirir um produto ou serviço em 1 + 3 vezes sem juros.

Com a Addi, as lojas podem ter aumento de 10% a 20% nas vendas pelo fato de oferecerem uma nova modalidade de pagamento, unindo duas formas que os brasileiros mais gostam: Pix + parcelamento!

Aqui com a Addi, o risco de inadimplência e chargeback dos lojistas é ZERO, isso porque nós assumimos o risco de crédito e nos responsabilizamos pelas cobranças futuras. Contamos com um sistema antifraude robusto incluso, sem que você tenha que pagar taxas extras para proteger o seu negócio.

A Addi possui integração no melhor estilo plug and play com as principais plataformas de e-commerce: VTEX, Shopify, Woocommerce, Nuvemshop, Magento entre outras. E você que só tem loja física também pode vender com nossa solução de pagamento ;)

Quer oferecer Pix parcelado e melhorar a experiência de compra para seus clientes? Deixe seu contato, preenchendo o formulário abaixo, que nosso time entrará em contato para negociar as melhores taxas para sua empresa ⤵️