Como atrair clientes para sua loja virtual

Se até pouco tempo a grande preocupação do e-commerce era a confiança do consumidor na loja online, hoje o comércio online já se solidificou de maneira que os usuários se sentem à vontade para comprar pela rede. Agora, a grande questão dos lojistas é: como atrair clientes para sua loja virtual?
A consolidação do e-commerce se comprova em números: o volume total de transações deste mercado no Brasil deve chegar a US$ 211 bilhões em 2022 e a projeção é de que o setor cresça 20% por ano até 2026, atingindo US$ 432 bilhões.
Abrir uma loja online hoje é uma tarefa relativamente simples. As tecnologias para realizar as operações de compra e venda estão cada vez mais acessíveis, assim como o conhecimento para gerenciar este negócio. A principal questão é não parar no tempo e sempre se atualizar das novidades para o setor.
Se você deseja abrir seu negócio ou já tem uma loja e quer saber como atrair clientes, confira as dicas que preparamos.
Aqui você encontra:
- Vantagens de abrir uma loja virtual
- Como atrair clientes para sua loja virtual
- Como fidelizar seus clientes
Vantagens de abrir uma loja virtual

Abrir uma loja virtual possui várias vantagens. A primeira delas, como citamos no início do texto, é o e-commerce ser um tipo de mercado em expansão. Cada vez mais consumidores estão recorrendo à internet — desde compras de supermercado até roupas, calçados, eletrodomésticos, entre outros itens essenciais ou supérfluos.
O investimento inicial para ter uma loja virtual não é muito alto e será bem menor do que o investimento em uma loja física, por exemplo. No e-commerce, você não terá custos como aluguel, água, luz, limpeza, vitrine, etc. Os principais custos das lojas online estão relacionados às tecnologias e plataformas que você contratará para operacionalizar o negócio.
Outra vantagem do e-commerce é que ele ultrapassa barreiras físicas. Com uma loja virtual, você pode vender para todo o Brasil. Além disso, loja online não possui “horário comercial” e o cliente pode comprar a qualquer hora e dia da semana.
Como atrair clientes para sua loja virtual?

Empreender é estar sempre em movimento. Mesmo que você já tenha uma loja virtual e um grupo de clientes, é preciso estar sempre atento às novidades, à concorrência e sempre pensar o que você pode oferecer de diferente aos seus clientes e como atrair novos consumidores para seu negócio. Para ajudar nesta empreitada, montamos uma série de dicas a seguir:
1. Esteja com seu planejamento estratégico em dia
Tudo começa pelo planejamento. Não adianta querer aumentar o número de clientes e não estar preparado, entendendo quais são as métricas importantes do negócio e o que de fato o cliente quer.
A diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio pode estar no planejamento estratégico. Ele será um importante guia para sua loja virtual. Com esta ferramenta você pode mapear as forças e fraquezas do seu e-commerce e as oportunidades e ameaças. Com ele também será possível definir seus objetivos e traçar as ações necessárias para alcançá-los.
O planejamento estratégico ajudará a ter clareza de métricas e indicadores que você pode usar para analisar se seu negócio está caminhando na direção certa, bem como criar um cronograma para as ações que você definiu.
2. Gere conteúdos para as redes sociais
As redes sociais são ótimos canais para atrair clientes para sua loja virtual. No Brasil, são 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais. Isso representa 79,9% da população do país. Entretanto, estar presente nas redes e apenas realizar postagens de venda de produtos não é suficiente.
Em primeiro lugar, você precisa analisar: quais redes fazem sentido para o meu negócio? Em quais redes meu público está: Instagram, LinkedIn, YouTube, Tiktok, Twitter? Depois você precisa pensar quais conteúdos são do interesse do seu público, para que você possa entrar na conversa e se fazer interessante.
Mas, para avaliar os temas que interessam ao público da sua loja, uma ótima estratégia é perguntar! Abra caixas de perguntas no Instagram, entreviste clientes, mostre interesse e então produza conteúdo de valor sobre esses temas. Dessa maneira você conseguirá chamar a atenção de seu público em diversos momentos e, quando estiver postando algo específico sobre vendas, terá mais chance de ser visto e ouvido.
Dica extra: fique atento também ao formato de conteúdo mais consumido por seus clientes. Vídeos estão cada vez mais em alta. Sejam eles longos como numa palestra online ou curtos como nos posts de reels.
3. Crie um blog para aumentar os acessos na sua loja virtual
As estratégias de marketing consideradas invasivas pelos consumidores perdem espaço diariamente e o desenvolvimento de novas tecnologias contribuiu para esse cenário. Veja um exemplo: apenas no primeiro dia de funcionamento, 845 mil telefones foram cadastrados na plataforma Não Me Perturbe (um site para impedir que seu número caia em listas de telemarketing).
Por outro lado, quando uma estratégia de divulgação tem o potencial de ajudar a resolver, efetivamente, um problema do cliente, ela terá mais chance de ter sucesso. A produção de conteúdo tem esse objetivo e um dos caminhos para isso é ter um blog em seu site.
Imagine o seguinte cenário: em um e-commerce que vende produtos esportivos, você pode trazer conteúdos como:
- Alongamentos para fazer antes de começar a correr
- 10 melhores tênis de corrida para comprar em 2023
- Vale a pena comprar o tênis Nike Zoom Fly?
Quem busca por esses assuntos, não necessariamente quer comprar, mas é possível que por meio do acesso ao blog a pessoa conheça o seu e-commerce. Neste post, você pode incluir links para produtos de sua loja virtual. E ainda que a pessoa não compre de primeira, se seu conteúdo for de qualidade, é possível que esse potencial cliente volte para acessar mais informações e se torne um consumidor no futuro.
4. Use técnicas de SEO para lojas online
Você sabia que o Google processa mais de 8,5 bilhões de pesquisas por dia? Agora imagine se seu site aparecer entre os primeiros resultados de busca de apenas uma pequenina parcela dessas bilhões de buscas. Quantos potenciais clientes você conseguiria atrair com isso?
Esse é o objetivo do SEO (Search Engine Optimization): fazer com que seu site tenha as características que o “robozinho” do Google procura quando ele está em busca da resposta para a pergunta que os usuários fizeram nas bilhões de buscas.
Essas características envolvem uma série de itens: rapidez no carregamento na página (para o Google, o ideal é que a página carregue em até dois segundos!), quantidade de texto na página e facilidade de leitura, recursos multimídia (imagens, vídeos, áudios), qualidade do código de programação, entre outros.
Quanto mais páginas otimizadas (produzidas considerando técnicas de SEO) você tiver em seu site, mais chances você tem de ranquear nos primeiros resultados de busca. Também por isso investir em um blog é interessante.
As páginas de produto de seu e-commerce devem ser otimizadas. Por essa razão, escolher plataformas e sistemas de qualidade, que carregam rápido, é fundamental. Além disso, investir na descrição dos produtos, com bons textos e fotos também contribui significativamente para melhorar seu SEO e, consequentemente, ajuda a atrair clientes para sua loja virtual.
5. Invista em uma ferramenta de reviews
Reviews são análises feitas sobre os produtos de sua loja. Pesquisas apontam que os reviews são fundamentais na decisão do consumidor: boas avaliações podem ajudar nas suas vendas, assim como a má reputação pode atrapalhar (você mesmo já deve ter feito uma pesquisa rápida no site Reclame Aqui antes de finalizar alguma compra).
Os reviews ajudam nas taxas de conversão em vendas à medida que atestam a qualidade dos produtos que você vende e reforçam sua credibilidade diante dos clientes, afinal não é você falando bem de você mesmo, mas os próprios consumidores.
Algumas plataformas de e-commerce oferecem integração com ferramentas de review, permitindo que você coloque espaços para avaliação de produto diretamente nas páginas de seu site. Além de ajudar na decisão de compra do cliente, o review ajuda também no SEO da sua loja virtual.
6. Invista em links patrocinados
Assim como o próprio e-commerce, que vem há anos numa crescente de faturamento e segue nessa tendência, o mercado de publicidade online também aumenta ano a ano.
E não é difícil entender essa lógica: se o brasileiro passa, em média, 3 horas e 49 minutos por dia navegando nas redes sociais e, de acordo com um estudo da Oberlo, quase metade das pesquisas por produtos (46%) começam no Google, é nestes canais que sua loja precisa estar para atrair mais clientes.
Investir em links patrocinados no Instagram, Facebook, Google, Tiktok é uma maneira de se fazer conhecer por pessoas que ainda não acessaram sua loja online. Para isso é importante criar boas segmentações de público e utilizar imagens e texto atrativos. Dessa maneira, você chegará ao público certo e terá muito mais chances de vender.
7. Avalie como é a jornada de compra no seu e-commerce
A jornada de compra do seu e-commerce é o caminho que o usuário percorrerá desde o momento em que acessou seu site até a finalização da compra.
Para analisar a jornada de compra do seu e-commerce, o ideal é contar com a ajuda de um profissional especialista em experiência do usuário. Ele terá conhecimentos para analisar esses pontos de fricção. Se não for possível, peça a um amigo para simular uma compra em seu site e contar como foi a experiência, por aí você poderá tirar vários insights.
Ajustando a jornada de compra de sua loja virtual, você certamente conseguirá atrair mais clientes e fechar vendas que antes seriam perdidas porque o usuário teve uma experiência de navegação ruim.
8. Aposte na ajuda de micro influenciadores
O marketing de influência é uma ótima maneira de “se aproveitar” da reputação de uma pessoa com capacidade de impactar a tomada de decisão de outras pessoas a favor de sua loja. Esse tipo de estratégia é muito antiga, muito antes da internet, quando celebridades faziam comerciais de TV ou mesmo em revistas e jornais, já podemos dizer que as marcas estavam utilizando marketing de influência.
Com a internet e a democratização da produção de conteúdo, muitos consumidores começaram a atuar com pequenos influenciadores. Pessoas com perfis no Instagram com 10 mil, 20 mil seguidores, por exemplo, que têm um público fiel, podem exercer esse tipo de influência — você não precisa contratar a Anitta ou a Juliette para realizar marketing de influência.
Existem várias ações possíveis com micro-influenciadores: desde enviar produtos gratuitos, para que a pessoa faça uma avaliação e poste em suas redes, até fazer um contrato para remuneração por vendas. Você pode, por exemplo, criar um cupom de desconto que só será divulgado pelo influenciador e em todas as vendas feitas com este cupom o influenciador terá uma participação.
Apenas fique atento para que o custo da ação não acabe com a margem de lucro do seu produto. Porém, se bem pensada, essa é uma ótima estratégia para atrair clientes para sua loja virtual.
Dica bônus: não escolha nenhum influenciador apenas pelo número de seguidores que ele possui. Priorize pessoas que comuniquem mensagens que façam sentido com a proposta da sua marca.
9. Crie “urgências” e escassez
Gatilhos de urgência são utilizados para gerar nos usuários um sentimento de escassez. Incluir avisos no seu e-commerce como “apenas x peças restantes” ou usar um “contador regressivo de promoção” são exemplos de como criar no cliente a necessidade de compra imediata.
10. Capriche na vitrine virtual
Fotos de qualidade, que valorizem seus produtos, são essenciais para uma loja virtual de sucesso. Segundo uma pesquisa de rastreamento ocular da Nielsen, fotos de produtos e pessoas reais (ao contrário de fotos de modelos) são geralmente consideradas conteúdos importantes e ganham a atenção do visitante.
Seu site é sua vitrine virtual, capriche como se estivesse montando para quem passa pela calçada ou corredor de um shopping e vê seus produtos.
11. Diversifique as formas de pagamento
Oferecer formas de pagamento que os brasileiros adoram ajuda a atrair mais clientes. As três queridinhas dos usuários de e-commerce atualmente, pela facilidade que elas oferecem, são: cartão de crédito, boleto e Pix.
O cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado nas compras online do país. O Pix é aceito por 78% das lojas virtuais e hoje já é a 2ª maior modalidade de pagamento em e-commerces no Brasil, segundo levantamento da consultoria Gmattos.
Um novo tipo de pagamento via Pix que também está ganhando muitos adeptos é o Pix parcelado — lembrando que a cultura de pagar em mais de uma vez, no Brasil, é histórica, desde os tempos do “sonho do crediário nas Casas Bahia”, de Mamonas Assassinas ;)
O Pix parcelado ajuda a atrair clientes que não têm cartão de crédito, não querem usar o limite do cartão ou não têm dinheiro para pagar à vista. Para vender com Pix parcelado (ou à vista), é preciso integrar sua loja com um intermediador ou gateway de pagamento que oferece essa modalidade, como a Addi.
Com a Addi, as lojas podem ter aumento de 10% a 20% nas vendas e o risco de chargeback dos lojistas é ZERO. Quem comprar irá pagar em 1 + 3 vezes sem juros.
12. Faça ações de up sell e cross sell
Up selling é uma técnica para oferecer ao cliente uma versão superior do produto ou serviço que o consumidor está adquirindo, ou seja, uma opção mais completa. Cross selling é uma estratégia de venda cruzada, quando o vendedor oferece um produto ou serviço complementar àquele que o cliente está comprando ou já comprou (sabe aquelas chamadas de “compre também” na página do produto que você está ponderando comprar?).
Essas duas são opções para aumentar suas vendas. Na Amazon, por exemplo, 35% das vendas são resultados de ações de cross selling.
Como fidelizar clientes na sua loja virtual

Além de atrair clientes para sua loja virtual, é sempre importante cuidar daqueles que já prestigiaram seus produtos ou serviços e, com isso, fazer novas vendas para velhos conhecidos. Lembrando o que Philip Kotler, um grande visionário consultor de Marketing, já ensinou: “Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”.
1. Ofereça um atendimento impecável
Atendimento ao cliente é o suporte dado pela empresa aos consumidores antes, durante e depois do fechamento da venda. O atendimento é parte muito importante da experiência do cliente com a loja. Que atire a primeira pedra aquele que nunca foi mal atendido e prometeu não voltar mais àquele estabelecimento somente por essa razão, mesmo que a loja tivesse produtos de muita qualidade.
Um atendimento impecável começa com bons canais como chat, e-mail ou WhatsApp. Escolha aqueles canais que fazem mais sentido para seu público. É importante também oferecer um bom treinamento ao time que fará o contato com o cliente, padronizando respostas e soluções para problemas recorrentes (exemplo: necessidade de troca de algum produto). Assim você ganha agilidade e seus clientes certamente se lembrarão disso, na hora de comprar novamente.
2. Garanta que o unboxing seja memorável
A experiência do cliente com sua loja não se encerra na finalização da compra no checkout. O unboxing, momento que o cliente recebe em casa e tira o produto da caixa, também é importante. Marcas que investem nesse processo mostram cuidado com o cliente. E, em caso de negócios pequenos, muitos empreendedores enviam recados na caixa escritos à mão, agradecendo a confiança do cliente, dando informações extras do produto, oferecendo um cupom de desconto para novas compras ou o que mais a criatividade permitir!
Um cliente positivamente impactado pelo unboxing tende a compartilhar essa experiência com outras pessoas, falando bem da sua marca. Muitas vezes esse compartilhamento é publicado pelo cliente nas redes sociais, dando ainda mais visibilidade para sua loja.
3. Crie programa de fidelidade
Um estudo da McKinsey apontou que programas de fidelidade podem impulsionar em 15% a 25% anualmente a receita gerada por consumidores que resgatam seus pontos, por meio do aumento da frequência de compra.
Um programa de fidelidade funciona, basicamente, para dar benefícios aos clientes que seguem determinadas regras como: a cada X reais em compras no estabelecimento o cliente ganha Y pontos, e esses pontos podem ser trocados por outras mercadorias ou serviços; após consumir no estabelecimento X vezes em determinado período, a compra seguinte terá desconto.
O programa de fidelidade faz com que o cliente compre de maneira recorrente e se sinta valorizado porque ganhará benefícios em troca desse comportamento.
4. Envie ofertas exclusivas para seus clientes
As ofertas exclusivas despertam nos clientes o sentimento de serem especiais. O chamado gatilho da exclusividade está listado entre os gatilhos mentais (eventos ou circunstâncias externas que podem produzir sintomas emocionais ou psiquiátricos desfavoráveis ou favoráveis) e influenciam em decisões de compra.
Aposte em canais como e-mail marketing ou listas do WhatsApp para enviar ofertas especiais para quem já comprou na sua loja e aumente suas chances de gerar novas vendas para antigos clientes.
Oferecer uma experiência de compra positiva é essencial em qualquer negócio, influenciando na reputação da marca e, consequentemente, fazendo com que seus clientes indiquem seus produtos e serviços para outras pessoas. Essa é a primeira coisa que você precisa ter em mente para atrair clientes para sua loja virtual.
Neste quesito, o e-commerce está na frente das lojas físicas: 53% dos consumidores de uma pesquisa NielsenIQ responderam que têm uma impressão positiva sobre suas experiências nas lojas online, enquanto 18% disseram o mesmo sobre a experiência nas lojas físicas.
Um estudo do comportamento do consumidor da Nielsen permitiu concluir que uma ampla seleção de produtos, economia de tempo e a conveniência da entrega são os fatores mais atraentes nas compras online.
O e-commerce é tendência e há uma série de vantagens em empreender neste universo. Agora é hora de colocar a mão na massa: qual loja virtual você está pretendendo abrir? Se já possui sua loja, como estão suas vendas?
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a atrair cada vez mais clientes e ter muito sucesso em seus negócios ;)
Se você tiver interesse em oferecer o Pix parcelado no seu negócio, preencha o formulário abaixo que nosso time entrará em contato o mais rápido possível para apresentar a Addi e as vantagens de usar esse meio de pagamento ⤵️